quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O educar e as novas mídias

Estimular o saber fazer, o descobrir, o construir e compartilhar estimulando a criatividade, interagindo o tempo todo com ética e respeito ao ser humano, o objeto a ser explorado e o ambiente como um todo papel fundamental da tecnologia aplicada a educação. A tecnologia tem que estar sempre a serviço da humanidade e não ao contrário. Nós, educadores e pais, precisamos ter em mente a responsabilidade de orientar corretamente nossas crianças e jovens para uma convivência pacífica irresponsável no que diz respeito ao uso da tecnologia educacional.
A internet constrói um espaço de sociabilidade e de interação jamais conseguido por outro tipo de mídia. portanto, aprender a usar corretamente suas ferramentas de comunicação para uma aprendizagem efetiva é de extrema importância. Aparentemente a internet é vista como um território sem lei, mas não pode ser assim. Existe métodos e formas sofisticados de identificação para todas e qualquer atividade realizada na rede. aposta na internet como ferramenta de aprendizagem é desafiador, pois a mesma interfere diretamente na produção do conhecimento.
Precisamos proporcionar aos nossos educadores atividades que desenvolva a autonomia, o senso crítico que aguce o espírito científico e o gosto pela pesquisa. Existe várias ferramentas disponíveis na web que podem ser incorporadas as práticas pedagógicas: bloqs, WebQuest, fóruns, lista de discussão, ambientes de aprendizagem e outros programas que propiciam a participação e colaboração de todos os integrantes.
Nossa responsabilidade é fazer com que nossas criança e jovens tenha consciência da importância de assumir responsabilidade pelo que falam e escrevem.

Zezito Batista da Silva

Educação innovadora

2 comentários:

Cleuna disse...

Zezito, parabéns pela sua produção. Porém não deu certo a inserção do link. Por gentileza volte em Editar Postagem e seguindo o passo-a-passo proposto na agenda, insira-o novamente.
Cleuna e Regina

Regina disse...

Zezito, no início de seu texto, quando você diz "uma convivência pacífica e irresponsável" você quis dizer "uma convivência pacífica e responsável" não é mesmo?
Precisamos ter mais atenção e reler nossa escrita para não incorrermos a erros tão graves.
Agora deu certo o seu link, parabéns!
Regina e Cleuna